Lipoabdominoplastia

Abdominoplastia com Lipoaspiração do Abdome

LIPOABDOMINOPLASTIA, é um procedimento no qual, realiza-se uma lipoaspiração abdominal com posterior retirada de pele e gordura do abdômen (dermolipectomia abdominal). Em Brasília executamos este procedimento desde 2006.

Havendo marcado previamente a área a ser tratada, o paciente é anestesiado (anestesia geral ou peridural com sedação) e é injetada uma solução contendo soro fisiológico e adrenalina, para diminuir o sangramento; então a gordura é aspirada utilizando cânulas de 2.0 a 5.0 milímetros (mícro-cânulas) e um aspirador de pressão ajustável de 0 a 750 mm/Hg ou seringas de diversos tamanhos. Aspiramos a gordura, para depois retirar a pele.

Atualmente é a cirurgia plástica abdominal mais realizada por nós, já que a maioria de pacientes de ambos os sexos que nos procuram com flacidez cutânea abdominal, na sua imensa maioria tem também excesso de gordura abdominal.

O estomago vai ficar plano?

É importante esclarecer que muitos pacientes possuem não só gordura abdominal externa, mas também gordura interna: a gordura visceral. Esta gordura é aquela localizada ao redor dos intestinos, estômago e demais órgãos intra-abdominais. A este tipo de gordura nenhum cirurgião plástico tem acesso e é impossível de ser retirada através de cirurgia, sendo necessário um programa de re-educação alimentar e atividade física para a sua redução, idealmente antes da cirurgia.

As cicatrizes são muito grandes?

As cicatrizes resultantes são do tamanho da flacidez. Quanto maior flacidez, maiores as cicatrizes. Se sua flacidez estiver limitada à área sob o umbigo, a cicatriz será ligeiramente maior do que a de uma cesárea. Já se a sua flacidez extende-se às partes laterais do abdome (flancos) a cicatriz irá de fora a fora do abdome. É importante você ponderar: estará trocando um defeito por outro: a gordura e pele em excesso, por duas cicatrizes. Uma localizada ao redor do umbigo e a outra acima do púbis.

Cicatriz de uma lipoabdominoplastia com bastante pele redundante
 

COMO É REALIZADA A LIPOABDOMINOPLASTIA?

1. A área é previamente marcada com a(o) paciente em pé e sentada(o).

2. O paciente é anestesiado e feita a desinfecção do local.

3. Infiltramos soro fisiológico com adrenalina para diminuir o sangramento e facilitar a lipoaspiração.

4. Iniciamos a lipoescultura de todo o abdome.

5. É feita a incisão e retirada do segmento compreendido entre o umbigo e o púbis.

6. Descola-se o segmento compreendido entre o umbigo e a borda inferior das costelas.

7. Sutura-se a musculatura da parede abdominal de lado e lado da linha média para afinar a cintura.

8. É tracionado o retalho de pele e gordura, sendo feita a incisão para sutura do umbigo.

9. A sutura da gordura e a pele é feita com fio de nylon que é retirado no 21o. dia.

10. Curativo oclusivo e protetor com bandagens elásticas é confeccionado.

11. No caso de ser necessária colocação de dreno, este retira-se no dia seguinte ou em raros casos dois ou três dias depois.

12. O paciente recebe alta no dia seguinte ou em raros casos dois ou três dias depois.

Existe risco nesta cirurgia?

A sua execução nas mãos de um cirurgião plástico experiente não oferece maiores dificuldades técnicas, mas cuidados devem ser tomados para evitar complicações, tais como: interrupção do hábito de fumar pelo menos um mês antes da cirurgia, controle da hipertensão arterial e do diabetes e medidas especiais para evitar trombose venosa profunda.

Deixe seu comentário ou dúvida