Rinoplastia

Rinoplastia em Brasília, DF. 

A rinoplastia pode ser estética, funcional ou mista, melhorando forma, tamanho e função nasal, harmonizando a face.

Narizes achatados e assimétricos de pacientes com fissura labial (lábio leporino), tortos por traumatismos, alterações respiratórias por crescimento dos cornetos e desvios do septo nasal; até narizes muito grandes ou muito pequenos. 

Os diferentes segmentos anatômicos do nariz podem ser tratados na rinoplastia estruturada: dorso nasal alto (giba nasal), baixo (nariz achatado ou em “sela“), ponta nasal bulbosa (carnuda), caídaasas nasais muito abertas ou grandes, narizes muito grandes, longos ou  pequenos, podem ser tratados com a rinoplastia estruturada.

O estado atual da rinoplastia

rinoplastia como executada hoje por muitos cirurgiões existe desde o século IXX, quando o Dr. Joseph, cirurgião inglês, descreveu a endo-rinoplastia ou rinoplastia fechada, remodela o nariz mediante ressecção de porções da cartilagem e osso nasal. Estas ressecções podem levar à problemas respiratórios devido à perda da integridade de estruturas como a válvula nasal interna.

Estes problemas entre outros fizeram a rinoplastia fechada evoluir para outras técnicas como a rinoplastia aberta e a rinoplastia “delivery” ou “em alça-de-balde” e por último, a rinoplastia estruturada: uma técnica aberta, não destrutiva, que preserva e reforça os elementos importantes na manutenção a função nasal.

Rinoplastia e o medo de se submeter à cirurgia

Dadas as características próprias do nariz: centralidade, simetria e parte de uma função vital, a respiração, sua importância é enorme; tanto na nossa identidade, quanto na sobrevivência. Assim,  principal receio quando alguém vai ser submetido à uma rinoplastia é: SERÁ QUE VAI DAR CERTO?.

Esta preocupação nasceu de resultados desastrosos em pessoas públicas um exemplo: Michael Jakson, que realizou uma primeira rinoplastia bem sucedida, porém, vítima de um transtorno da auto-identidade chamado “rinomania”, idealizava um nariz completamente diferente ao que na realidade podia ter. Assim, procurou um e outro cirurgião para lhe deixar finalmente com o “nariz do Peter Pan”, um objetivo fantasioso. Também pessoas comuns na internet criaram blogs para comentar sobre o seu calvário após uma rinoplastia mal-sucedida, aumentando os temores na população em geral.

Mas como ter uma rinoplastia de sucesso?

A escolha do cirurgião faz parte do sucesso da sua cirurgia, já que é necessária uma longa curva de aprendizado para que o profissional execute esta complexa cirurgia com qualidade e segurança.

Uma adequada informação pré-operatória sobre os objetivos e limitações da cirurgia, também fazem parte de um adequado preparo para ter uma rinoplastia de sucesso, já que não é possível através da rinoplastia dar a uma pessoa o nariz de outra. Muitas vezes nos deparamos no consultório com aquele(a) paciente que chega cheia de revistas: “ah, doutor, eu quero um nariz igual a este aqui….”. Isto é válido para termos uma idéia das suas expectativas, mas esse objetivo final nem sempre pode ser alcançado.

As características anatômicas individuais como espessura da pele, grossura e tamanho das cartilagens, comprimento do nariz ponta-dorso, estrutura facial e outras influenciam no resultado final da rinoplastia.  

Rinoplastia estruturada passo a passo

 

Neste vídeo o Dr. Gustavo Rincón Moreno executa e explica passo a passo uma rinoplastia estruturada.

Generalidades sobre a cirurgia 

  • Duração da cirurgia: entre 1 e 4 horas, dependendo do caso
  • Anestesia: Só ponta e asas (local com sedação ou geral). Nariz completo: Geral
  • Tempo necessário de afastamento laboral ou dos estudos: 1 semana
  • Tempo para o resultado intermediário: 3 messes
  • Tempo para o resultado final: 1 ano

[LEIA MAIS SOBRE ESTA CIRURGIA AQUI!…]

Curta a nossa página sobre rinoplastia no Facebook e receba atualizações!

 
 

  

Gostou desta Página?. Agradecemos a sua classificação:

 

Voce pode compartilhar esta página com seu círculo de amigos aqui:

Deixe seu comentário ou dúvida