
Otoplastia no Rio de Janeiro e Brasília | Cirurgia Plástica das “orelhas de abano”
A Otoplastia corrige alteração da forma e projeção das orelhas que devido a um defeito congênito apresentam-se proeminentes (orelha de abano)
Nesta página esclareceremos aspectos fundamentais que você deve saber antes de realizar sua otoplastia no Rio de Janeiro, Brasília ou em qualquer outra cidade.
A otoplastia ou plástica das orelhas, corrige alterações da forma e projeção das orelhas que devido a um defeito congênito, apresentam-se proeminentes. Há apagamento de relevos anatômicos, em uma estrutura chamada anti-hellix, deixando as orelhas lisas. Também o fundo da orelha (concha) pode estar excessivamente grande, empurrando o restante da orelha para a frente causando o aspecto de “orelha de abano“, conhecida tecnicamente como promináurius ou orelhas proeminentes.
Tipos de otoplastia
Diversos autores desenvolveram técnicas para corrigir este problema, com resultados mais, ou menos naturais. Na nossa experiência a técnica que produz os resultados mais naturais e com menos complicações é a raspagem e modelagem das orelhas na suas faces posteriores.
Tipos de anestesia
Há basicamente três tipos de anestesia: (local, local com sedação e geral). A escolha é feita levando em consideração vários fatores:
Idade do paciente: crianças entre 7 e 12 anos normalmente são operados com anestesia geral.
Preferência do paciente: mesmo sendo considerada uma cirurgia de médio porte,, se o paciente não aceita a idéia de realizarmos o procedimento com anestesia local ou local e sedação, optamos por anestesia geral.
Sempre é necessário operar?
Se nas primeiras duas semanas de vida da criança, forem identificadas as orelhas como sendo proeminentes, alguns autores relatam bons resultados com compressão mediante faixas e gorros que deverão ser mantidos por seis semanas. Já no adulto o tratamento sempre é cirúrgico e desencorajamos outros tratamentos promovidos por profissionais não cirurgiões plásticos, como são uso de fios, substâncias injetadas, etc.
A otoplastia é coberta pelos planos de saúde?
A maioria dos planos de saúde quando recebem um relatório médico com a justificativa para realizar a cirurgia, costumam autorizá-la.
Qual é o procedimento para realizar a otoplastia pelo plano de saúde?.
Em primeiro lugar, que o médico escolhido aceite o seu plano de saúde. Deverá marcar uma consulta inicial, para que nesta, seja feito um relatório, justificando ao seu convênio a necessidade de realizar a cirurgia. Após a autorização, os exames são solicitados e a cirurgia é marcada.
E se o médico escolhido não aceita planos de saúde? (nosso caso).
Neste caso, podem acontecer duas situações:
– Seu plano dá direito a reembolso. O médico faz um recibo ou nota fiscal, com a qual você pode solicitar reembolso de parte ou da totalidade dos honorários médicos.
– Seu plano não dá direito a reembolso. Você paga os honorários da equipe médica e utiliza o convênio para a parte hospitalar e do anestesiologista.
Como é feita uma otoplastia?
- O (a) paciente deve estar em jejum de 8 horas no mínimo
- Já no centro cirúrgico é puncionada uma veia para administrar medicamentos
- As áreas à serem operadas são marcadas e fazemos a desinfecção e colocamos os campos estéris
- Anestesia é administrada: local, local com sedação ou geral
- Incisões nas faces posteriores das orelhas são feitas, retirando o excesso de pele
- Realizamos uma raspagem na parte posterior das cartilagens para facilitar a modelagem com a sutura
- Retiramos o excesso de cartilagem da concha
- Modelamos as cartilagens com suturas permanentes (nylon) e as fixamos ao crânio para reduzir a projeção
- Revisamos que não fique nada sangrando e lavamos a área com soro estéril
- Fechamos as incisões com suturas que são retiradas uma semana depois
- Colocamos um curativo em forma de capacete que é mantido por vinte e quatro horas.

Qual é o preço de uma otoplastia no Rio de Janeiro ou em Brasília?
O preço de qualquer cirurgia é determinado por vários fatores e na otoplastia não é diferente: complexidade do caso (existem orelhas de abano parciais) que não requerem uma cirurgia tão grande, quanto outras; o hospital escolhido também influencia no valor total de uma otoplastia em Brasília, pois cada hospital e sua equipe de anestesistas tem tabelas diferentes. Se a otoplastia for realizada sem internação e com anestesia local, seu valor será menor, por isto é indispensável uma consulta médica para poder estabelecer o valor exato da sua otoplastia em Brasília ou em qualquer outra cidade do Brasil ou do mundo.
QUEM É O PROFISSIONAL MAIS INDICADO PARA REALIZAR ESTA CIRURGIA?
Embora médicos de outras especialidades estejam executando este procedimento, somente um cirurgião plástico certificado e membro da sociedade brasileira de cirurgia plástica reune as condições técnicas suficientes para executar esta cirurgia com segurança e resultados naturais. Prefira sempre um cirurgião membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.