Lipoaspiração | Hidro-lipo | Vibro-lipo | HLPA | Lipo a LASER


Lipoaspiração em Brasilia

Lipoaspiração em Brasília, DF.

A lipoaspiração nos permite redefinir sua silhueta retirando gordura das áreas onde está em excesso.

Dr. Gustavo R. Moreno realiza desde 2006 todos os tipos de lipoaspiração em Brasília: lipo LASER, vibro-lipo, lipo-light, HLPA.

Mas por quais motivos alguém procura uma lipoaspiração?

Muitas vezes devido a fatores constitucionais e metabólicos, tanto homens quanto mulheres depositamos gordura em alguns locais, que mesmo com dieta e exercício não conseguimos eliminar; é nestes casos que a lipoaspiração tem a sua melhor indicação.

Breve história da lipoaspiração?

Dr. Gustavo R. Moreno e Dr. Illouz criador da lipoaspiração
Dr. Gustavo R. Moreno e Dr. Illouz criador da lipoaspiração

A lipoaspiração foi inventada pelo cirurgião francês Yves Gerard Illouz em 1977 ao aspirar com sucesso a gordura de um grande lipoma (tumor benigno de gordura) a seco, foi modificada anos depois, adicionando soro fisiológico e adrenalina para diminuir o sangramento (HIDROLIPO), sendo publicada na revista da Sociedade Francesa de Cirurgia Estética em 1979. No Brasil foi realizada a primeira lipoaspiração com a participação do Dr. Illouz no Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro de 1980.

Quais os tipos de lipoaspiração?

Usando cânulas finas de 2 a 5 mm de diâmetro e um aspirador de pressão ajustável, ou seringas de diversos tamanhos, podemos lipoaspirar praticamente qualquer área do corpo, redefinindo sua silhueta.

Todo processo que envolva o uso de cânulas, seringas ou aspirador para retirar gordura é uma lipoaspiração, procedimento cirúrgico como outro qualquer, que deve ser encarado com o devido respeito.

Com o passar do tempo a lipoaspiração foi banalizada, com nefastas consequências para a população, que vão desde complicações locais, até mortes, provocadas por imperícia ou imprudência de médicos não especialistas e muitas vezes de não médicos. Assim, foram sendo criados nomes de fantasia como “Hidrolipo“, “H.L.P.A“, “Lipo-light“, para dar a impressão que eram procedimentos diferentes, mais simples e mais seguros que a lipoaspiração convencional, mas não são outra coisa que lipoaspirações com anestesia local, acrescidas de alguma outra coisa como o ultrassom, no caso da H.L.P.A.

Mas então, toda lipoaspiração em Brasília tem que ser realizada em hospital?

Não. Pequenas lipoaspirações como de uma papada, do púbis, do joelho ou um pequeno culote (gordura na parte superior da coxa), podem ser realizadas ambulatorialmente com anestesia local e em consultório médico que tenha ambiente para pequenos procedimentos, mas nossa preferência é sempre realizar lipoaspirações em ambiente hospitalar, mas como já dissemos atras, sendo de pequeno volume, as podemos realizar na nossa própria clínica com anestesia local e sem internação.

H.L.P.A (hidrolipocalásia)

Nesta técnica é injetado soro fisiológico com adrenalina e depois colocado um ultrassom para fazer vibrar as moléculas de gordura e posteriormente retirada-las com cânulas mais finas, supostamente com menos trauma e recuperação mais rápida. Nós realizamos esta técnica, mas na prática não temos observado nenhum tipo de diferença no pós-operatório dos pacientes quando comparados com a lipoaspiração sem a aplicação do ultrassom, sem levar em consideração que a técnica é muito mais demorada, pois é necessário aplicar o ultrassom durante no mínimo quinze minutos por cada área a ser tratada.

VIBRO-LIPOASPIRAÇÃO

Após a injeção de soro com adrenalina para diminuir o sangramento, é feita a retirada da gordura com um aparelho que vibra, ao invés dos movimentos tradicionais de vai-e-vem do braço do cirurgião para retirar a gordura. Dispomos do vibro-lipo para a retirada de gordura, mas reservamos seu uso para as lipoaspirações de maior volume, por causa do conforto que dá para o cirurgião, não havendo nenhuma diferença no pós-operatório do paciente em termos de tempo ou qualidade da recuperação.

LIPO A LASER O LASER-LIPOLISE

Após a injeção de soro com adrenalina, um laser acoplado a uma cânula fina, que leva uma fibra óptica no seu interior é introduzida pelo orifício por onde será posteriormente retirada a gordura. Com movimentos de vai-e-vem  a cânula vai se movimentando dentro do tecido gorduroso ao mesmo tempo que vão sendo feitos disparos intermitentes de Luz Amplificada por Estimulação de Radiação (L.A.S.E.R) que vão cauterizando os vasos sanguíneos, promovendo a destruição das células de gordura e ao mesmo tempo estimulando a retração da pele.

Lipo a Laser em Brasília
Aparelho para lipo a LASER

É importante ressaltar aqui que esta gordura que foi previamente tratada com LASER não serve para realizar lipoenxertp (injeção de gordura em outras áreas), pois as células retiradas estão danificadas, já que foram explodidas pelos raios LASER.

Então qual é a vantagem da lipo a LASER sobre a lipo convencional? 

A principal vantagem da lipo LASER é que o calor gerado pelos raios promove a síntese de colágeno e estimula a retração da pele, então é ideal para realizar lipoaspirações de áreas que tenham um grau pequeno ou moderado de flacidez, nas quais a retirada do excesso de pele não é necessária, enquanto, se fosse feita uma lipoaspiração convencional, haveria excesso de pele no final do procedimento e sem possibilidade de maior retração. Assim, lipo de papada, abdome e braços com leve excesso de pele (“músculo do tchau”) são indicações perfeitas para a lipo a LASER, também temos notado menos equimoses (frouxidão),  hematomas e menos edema (inchaço) que na lipo convencional. A única desvantagem é que esta técnica é um pouco mais cara que uma lipo convencional, pois envolve o aluguel da máquina de LASER que devido ao seu alto custo de manutenção e rápida obsoletização, não é vantajoso para o médico adquirí-la.

O que é feito com a gordura retirada? 

As clínicas e hospitais que realizam lipoaspiração em Brasília dispõem de uma rede apropriada para descarte deste material e quando necessário, o mesmo pode ser utilizado para aumento de volume de outras áreas do corpo, como glúteos, braços e coxas, procedimento conhecido como LIPOENXERTIA OU  LIPOESCULTURA

LIPO-HD OU LIPOASPIRAÇÃO DE ALTA DEFINIÇÃO

Em este tipo de lipoaspiração o cirurgião desenha com uma caneta todos os relevos anatômicos que existem na musculatura do abdômen, e para isto, logicamente é necessário um profundo conhecimento da anatomia abdominal, que somente um cirurgião plástico certificado pode ter, pois seu íntimo contato com a parede abdominal durante as cirurgias abertas: abdominoplasita e lipoabdominoplastia, permitem, aliadas à curva de aprendizado, que com o passar dos anos o cirurgião plástico consiga desenhar com a cânula as depressões existentes na topografia da camada muscular do abdome. O Dr. Gustavo R. Moreno realiza lipoaspiração HD em Brasília desde 2009.

EXISTEM RISCOS NA CIRUGIA?

 

Toda cirurgia tem os seus riscos. Na lipoaspiração o principal risco é a trombose venosa profunda seguida de embolia pulmonar. Esta grave complicação é prevenida com uma boa hidratação do paciente no hospital após a cirurgia, uso de dispositivo de compressão nas pernas (usamos em todos nossos pacientes). Por este motivo, todo paciente nosso que decidir realizar lipoaspiração de mais de uma área, obrigatoriamente ficará 24 horas hospitalizado.

Adicionalmente nos(as) pacientes com risco aumentado de trombose venosa profunda:

  • Antecedentes pessoais ou familiares
  • Fumantes
  • Uso prolongado de anticoncepcionais 

Fazemos uso de meias de compressão e enoxieparina (Clexane®)  por até quinze dias após a cirurgia.

Outro risco da lipoaspiração são as irregularidades da área operada; este risco é minimizado através da experiência do cirurgião, mas mesmo nas mãos mais experientes, pequenos refinamentos ou “retoques” podem ser necessários para alcançar um resultado cem por cento satisfatório.

Quem está autorizado legalmente a realizar lipoaspiração?

 

Infelizmente não há no Brasil legislação específica para regular quem pode ou não realizar cirurgias plásticas e o resultado disto são deformidades e mortes por imperícia, imprudência ou negligência de pessoas sem a capacidade técnica de realizar esta cirurgia.  Aparentemente simples, mas que para ter um bom resultado, é necessária uma longa curva de aprendizado, já que o limite entre um bom e um mau resultado é bastante tênue, podendo haver irregularidades no tecido remanescente que possam necessitar de correções ou refinamentos. Assim, todas as semanas recebemos no nosso consultório, pessoas para realizar correções de defeitos deixados por haverem feito lipoaspiração em Brasília e em outras cidades com pessoas não habilitadas.

Atualmente o Conselho Federal de Medicina determina que para realizar uma lipoaspiração, o médico tem no mínimo que ser cirurgião geral. O Dr. Gustavo Rincón Moreno é especialista em cirurgia geral com três anos de residência médica e garante que nenhum cirurgião geral no Brasil tem  formação na sua residência médica que lhe habilite a realizar lipoaspirações ou lipoesculturas.Um cirurgião geral não tem a longa curva de aprendizado necessária para obter os resultados refinados de um cirurgião plástico.

A legislação para lipoescultura é a mesma que rege a lipoaspiração, pois não é nada mais do que um complemento daquela.

Recentemente surgiram no Brasil pseudo-sociedades de “lipoplastia”, cirurgia estética, etc, associações que ministram cursos de final de semana para supostamente “qualificar especialistas em lipoplastia e lipoaspirações”. Estas “especialidades” são inexistentes, e por tanto a sua divulgação como especialidade médica é ilegal.

Lembramos que a lipoaspiração é uma das mais difíceis cirurgias estéticas, sendo necessária uma longa curva de aprendizado de no mínimo três anos em tempo integral em serviço de cirurgia plástica credenciado pela S.B.C.P. para realizar lipoaspirações com qualidade e segurança.

Generalidades sobre a cirurgia de lipoaspiração

 

  • Duracão: 30 minutos a 6 horas
  • Anestesia: local, local com sedação, peridural ou geral, dependendo do porte
  • Internação: desde ambulatorial até 24 horas de internação

 

RECOMENDAÇÕES PRÉ-OPERATÓRIAS SOBRE A LIPOASPIRAÇÃO:

 

  • Obedecer às instruções dadas para a internação.
  • Comunicar qualquer anormalidade que eventualmente ocorra, quanto ao seu estado geral, especialmente gripe, tosse, asma, alergias.
  • Suspender uso de termogênicos (pre-treino) quinze dias antes da cirurgiapois eles podem interferir com os medicamentos anestésicos causando arritmias, o mesmo pode acontecer com anfetaminas e substâncias ilícitas como cocaína ou crack.
  • Suspender medicações anticoncepcionais orais (pílula) trinta dias antes da cirurgia e substâncias contendo AAS (aspirina, melhoral) e pre-treinos quinze dias antes da cirurgia.
  • Apresentar-se no hospital “em jejum absoluto” de no mínimo 8 horas, levar todos os exames de laboratório solicitados e não levar objetos de valor para o hospital ou clínica.
  • Ir acompanhado(a) para a internação.
  • Evitar uso de brincos anéis, alianças, piercings, esmaltes coloridos nas unhas, etc

 

RECOMENDAÇÕES PÓS-OPERATÓRIAS NA LIPOASPIRAÇÃO:

 

  • Evitar esforços por seis dias.
  • Levantar-se tantas vezes quanto lhe for possível e caminhar bastante durante o dia, obedecendo aos períodos de permanência sentado(a), assim como evitar esforços máximos.
  • Não se exponha ao sol ou friagem, por um período mínimo de 14 dias ou enquanto durarem as manchas roxas, que pela ação da luz do sol podem tornar-se permanentes.
  • Obedecer à prescrição médica.
  • Voltar ao consultório para os curativos subseqüentes, nos dias e horários estipulados.
  • Não se preocupe com as formas intermediárias nas diversas fases. Tire quaisquer dúvidas que possam advir com seu cirurgião.
  • Alimentação normal (salvo em casos especiais). Recomendamos alimentação hiperprotéica (carnes, ovos, leite) assim como o uso de frutas.
  • Aguarde para fazer sua “dieta ou regime de emagrecimento”, após a liberação médica. A antecipação desta conduta por conta própria, poderá determinar conseqüências difíceis a serem sanadas.
 

Saiba mais sobre o  pre e pós-operatório da lipoaspiração em Brasília 

 

Você pode encontrar mais informações sobre lipoaspiração no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Clicando aqui

clique agora para ligar e marcar sua consulta:

Obrigado pela sua visita a nossa página de lipoaspiração em Brasília