Rejuvenescimento a Laser

Se você está lendo esta página, provavelmente é porque considera que é muito nova(o) para realizar uma cirurgia plástica ou tal vez porque considera os métodos não cirúrgicos mais seguros, menos dolorosos e mais baratos. Não é a nossa intenção convencê-la(o) a realizar uma cirurgia de rejuvenescimento facial, mas apenas esclarecer alguns pontos que são importantes e podem estar motivando o seu desejo de alcançar uma aparência jovem e sem cirurgias. Existem procedimentos que combinados, podem oferecer um rejuvenescimento facial não cirúrgico, porém esta combinação não necessáriamente é mais barata que uma cirurgia plástica, mas apenas visa o rejuvenescimento sem cirurgia a todas aquelas pessoas que não desejam realizar uma intervenção cirúrgica no momento pelos mais diversos motivos.

Antes de falar de peelings, vamos estudar os danos quee a luz solar pode causar a sua pele, já que a principal indicação do rejuvenescimento com Laser é o fotoenvelhecimento.

A luz U.V. produz os seguintes efeitos maléficos para a sua pele:

  1. Diminuição da síntese de fibras colágenas e síntese de colágeno anômalo.
  2. Diminuição da resistência das fibras elásticas, levando à fraturas dérmicas.
  3. Aumento da espessura da epiderme (ceratose solar).
  4. Diminuição da espessura da derme (pele fina do idoso) tornando a rede vascular mais aparente.
  5. Alterações da pigmentação cutânea, locasionando manchas solares e manchas senis.
  6. Danos irreparáveis ao DNA das células, ocasionando lesões pré-mailgnas e câncer de pele.

Então como prevenir?. Para evitar ou retardar as alterações relatadas acima, tente seguir as seguintes recomendações:

  1. Use sempre filtro solar nos membros superiores e inferiores, aplicando-o 30 minutos antes da exposição solar e re-aplicando de duas em duas horas..
  2. Verifique sempre que a proteção solar do filtro sempre seja acima de 30 F.P.S., tanto para U.V.A., como para U.V.B.
  3. Evite longos períodos de exposição solar, mesmo com proteção de filtro, pois os danos produzidos pela radiação solar são sempre cumulativos.
  4. Consuma muitas frutas e verduras, especialmente aquelas do tipo vermelho, pois os betacarotenos são poderosos agentes anti-envelhecimento; assim como também as nozes e castanhas, vinho tinto (especialmente os produzidos no Chile), peixes de águas geladas (salmão, truta).
  5. Durma como mínimo 8 horas por dia, e deite-se para dormir ao redor das 23 horas e na mais completa escuridão, pois a melatonina (hormônio produzido pelo cérebro) inicia a sua produção por volta da meia-noite, atingindo o pico às 02 horas, assim, se a pessoa estiver acordada por este horário, não produzirá o hormônio, deixando o corpo suscetível aos efeitos nocivos dos radicais livres. Se tiver que acordar no meio da noite para ir ao banheiro, tente permanecer em penumbra, já que o fato de ascender a luz, bloqueia a secreção de melatonina.
  6. Procure manter sempre o seu peso ideal, pois grandes emagrecimentos especialmente após os 35 anos, levam a flacidez cutânea.

O quê é possível de ser feito após os danos estarem instalados?

Agora vamos falar o quê a moderna medicina pode fazer por você.

O rejuvenescimento da pele ão é uma tarefa fácil e mesmo após uma cirurgia de rejuvenescimeto facial, se não forem feitas intervenções específicas na derme e epiderme, não será possível alcançar um aspecto jovem da cútis. É aqui que os peelings jogam um papel importante no rejuvenescimento cutâneo, pois através da lesão controlada nas camadas mais superficiais, produzem uma descamação e ativam a formação de novo colágeno, reestabelecendo a firmeza da pele.

DEFINIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DOS LASERS.

P: O QUÊ É UM LASER?
R. A palavra LASER quer dizer Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation ou Amplificação da Luz por Emissão de Radiação Estimulada. Consiste na modificação e concentração da luz através de uma série de lentes e espelhos que a separam e a condensam com diversos comprimentos de onda e utilizando um meio de difusão especial obtem características diferentes, assim temos os lasers de Erbium, CO2, CO2 fracionado, Rubi, Alexandrite, etc. Cada Laser tem uma aplicação e indicação determinada e o grau de lesão dos tecidos depende da potencia e do tipo de laser, podendo ser ablativo (causa destruição das camadas mais superficiais da pele, como acontece com um peeling profundo), ou não ablativo que determina mícro-lesões da pele as quais depois se regeneram estimulando a secreção de novo colágeno, melhorando o aspecto da pele. Esta lesão controlada das camadas da pele pode ser alcançada nas mais diversas profundidades dependendo da potencia aplicada ao laser.

P: QUAIS OS TIPOS DE LASER UTILZADOS POR NÓS?
R:
 Utilizamos a atualidade basicamente o Laser de CO2 fracionado, já que está indicado praticamente para todos os tipos de pele e não exige afastamento das atividades laborais após o tratamento e a sua aplicação é feita sob anestesia local tópica, aplicada 40 minutos antes do procedimento.assificam de várias formas:

P: QUAIS AS INDICAÇÕES DO LASER CO2 FRACIONADO?
R:
 Existem diversas indicações, as mais freqüentes são:

  • Tratamento das sequelas da acne (cicatrizes).
  • Rejuvenescimento cutâneo.
  • Tratamento de rugas profundas.
  • Manchas cutâneas exceto o melasma que tende a piorar com o Laser.
  • Cicatrizes: para melhorar o seu aspecto e coloração.
  • Tratamento da flacidez cutânea do rosto, colo e pescoço
  • Complementação de uma cirurgia de rejuvenescimento facial, visando otimizar o resultado, já que a cirurgia por si, não altera o aspecto envelhecido da pele.

RECOMENDAÇÕES APÓS O LASER:

  • Use sempre protetor solar idealmente com FPS acima de 50
  • Utilize hidratantes cutâneos diariamente para facilitar a queda das crostas
  • Evitte a exposição solar excessiva, mesmo com uso de protetor solar
  • Evite coçar as áreas tratadas, pois pode produzir queda antecipada das míni-cascas, determinando feridas que podem ocasionar cicatrizes permanentes

P: O LASER CO2 FRACIONADO É FEITO NA PRIMEIRA CONSULTA OU NECESSITA DE ALGUM PREPARO?
R: Na primeira consulta é feita uma avaliação clínica completa, é analisado o seu tipo de pele e é iniciado o preparo da sua pele que durará entre três a seis semanas, com creme ou gel formulado especialmente para você e que deverá ser usado durante o tempo que o médico indicar. Consultas de controle serão feitas neste intervalo para avaliar quando sua pele está pronta para receber o Laser.

P: O LASER É SOMENTE PARA O ROSTO?
R:
 A maior parte das áreas do seu corpo podem ser tratadas com Laser para melhorar o tônus e o aspecto jovial da pele jovem, inclusive as estrias que tanto incomodam, respondem bem ao CO2 fracionado.

Como pode haver observado, são muitos os procedimentos e com indicações claras para o rejuvenescimento não cirúrgico. Consulte um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e pondere com ele as vantagens e desvantagens de cada um dos métodos, pois de uma correta escolha depende a sua satisfação futura. Caso exista alguma dúvida, não hesite em contatar-nos no botão entrar em contato e com muito prazer estaremos dispostos a resolver as suas perguntas.

Deixe seu comentário ou dúvida