Toxina Botulínica

Conhecida mundialmente como BOTOX® (nome comercial do medicamento original desenvolvido pelo laboratório Allergan), porém que conta com outros fabricantes extremamente confiáveis e com outros nomes como o DYSPORT® do laboratório Galderma.

Consiste na paralisia temporária e reversível dos músculos da mímica facial responsáveis pelas marcas de expressão que ao longo dos anos produzirão rugas definitivas.

Estas rugas são fraturas da pele ocasionadas pela fadiga das estruturas de suporte que não resistem o fato de dobrar sempre no mesmo lugar. Similar ao que acontece com uma lâmina de  aço, a nossa pele se for dobrada muitas vezes no mesmo lugar acabará quebrando. Isto é muito importante que seja entendido, pois a toxina botulínica não corrige as fraturas cutâneas que já foram formadas; para tratar este tipo de rugas, é necessário realizar uma combinação de procedimentos conjuntamente com a toxina: preenchimentos, peelings ou rejuvenescimento com Laser.

Indicações estéticas comprovadas da toxina botulínica tipo A

  • Prevenção de rugas e sulcos e atenuação das já existentes
  • Método complementar para melhorar o resultado de cirurgias como o lifting facial e a blefaroplastia
  • Tratamento não cirúrgico de rugas e bandas no pescoço
  • Correção da exposição excessiva da gengiva ao sorrir (sorriso gengival)
  • Tratamento da hiperidrose (suor excessivo) axilar, palmar e plantar.

É permanente ou definitivo?

NÃO, durabilidade aproximada de 4 a 6 meses para a primeira aplicação e com o uso continuo de 8 meses a um ano, devido a atrofia progressiva dos músculos tratados.

Necessidade de “Retoques”?

Normalmente não. A toxina deve ser aplicada uma vez por cada período de 3-6 meses e a injeção a intervalos curtos cria anticorpos, vacinando o paciente contra a toxina e diminuindo a efetividade a longo prazo. Recentemente foi lançada ao mercado uma nova toxina do laboratório BIOLAB com o nome comercial de XEOMIN® desenvolvida na Alemanha e que segundo os estudos clínicos, mostrou ter menor capacidade de produzir anticorpos, permitindo assim re-aplicações com intervalo mais curto sem produzir o efeito de vacinação.

Valor do procedimento

Depende do caso, já que os medicamentos de marca, são caros, o custo depende da quantidade de unidades necessárias para tratar cada paciente.

ADVERTÊNCIA: somente os medicamentos de laboratórios conceituados e com as marcas BOTOX® e o DYSPORT® XEOMIN®, tem a sua eficácia comprovada por estudos científicos em larga escala e por tanto são confiáveis. Existem profissionais que realizam este procedimento supostamente com “baixos custos”, utilizando uma toxina botulínica produzida na China e cuja segurança e efetividade não foram comprovadas por estudos científicos. Recomendamos cautela com esta droga.

Deixe seu comentário ou dúvida