Rinoplastia Rio de Janeiro e Brasília | Cirurgia Plástica do Nariz

Rinoplastia Rio de Janeiro e Brasília: cirurgia plastica do nariz

Rinoplastia é a cirurgia plástica do nariz que visa corrigir defeitos nasais, pode ser estética, reparadora, funcional ou mista.

Tipos de Rinoplastia

  • Rinoplastia estética: 

A rinoplastia estética busca somente  corrigir imperfeições relativas à forma, tamanho ou ambos e não é coberta por nenhum plano de saúde.

  • Rinoplastia reparadora: 

É a cirurgia plástica do nariz que pretende corrigir deformidades congênitas (de nascença) ou adquiridas (narizes tortos por traumas), é coberta pela maioria dos planos de saúde

  • Rinosseptoplastia reparadora:

É a rinoplastia na qual corrigem-se problemas de desvios nasais e do septo que afetam não só o alinhamento do nariz, mas também do septo, que podem ocasionar problemas respiratórios. É coberta pelos planos de saúde.

  • Rinoplastia funcional:

Na Rinoplastia funcional não há problemas estéticos, mas sim em porções do nariz envolvidas na função ventilatória, como o septo nasal e as válvulas internas. Porções do septo desviado são retiradas e usadas para reforçar as válvulas internas a fins de melhorar a respiração. É coberta pelos planos de saúde.

  • Rinoplastia mista:

Aqui o paciente tem problemas estéticos e respiratórios, assim, usamos o septo desviado para corrigir os defeitos estéticos, reduzimos ou aumentamos o nariz e os seus diversos segmentos anatômicos. Os planos de saúde cobrem a parte reparadora, mas o paciente, deverá pagar um excedente ao cirurgião, hospital e ao anestesista para realizar a parte estética que não é coberta pelo plano de saúde.

Rinoplastia, generalidades

  • Duração da cirurgia: entre 1 e 4 horas, dependendo do caso
  • Anestesia: Só ponta e asas (local com sedação ou geral). Nariz completo e rinosseptoplastia: anestesia geral
  • Tempo necessário de afastamento laboral ou dos estudos: 1 semana
  • Tempo para o resultado intermediário: 3 messes
  • Tempo para o resultado final: 1 ano

Se você está pensando em realizar uma rinoplastia no Rio de Janeiro, Brasília ou qualquer outra cidade, a informação que você obtiver antes da cirurgia, servirá para lhe orientar acerca do processo entre a primeira consulta e a alta definitiva, já que a rinoplastia ou cirurgia plástica do nariz é uma das mais complexas e difíceis operações que o cirurgião plástico encontra na sua vida profissional, visto que envolve estética e função e a função sempre estará acima da estética.

A rinoplastia pode ser estética, funcional ou mista. Melhora forma, tamanho e função nasal, harmonizando a face.

Narizes achatados e assimétricos de pacientes com fissura labial (lábio leporino), tortos por traumatismos, alterações respiratórias por crescimento dos cornetos e desvios do septo nasal; até narizes muito grandes ou muito pequenos podem ser tratados no Rio de Janeiro pelo Dr. Gustavo R. Moreno com a cirurgia plástica do nariz chamada rinoplastia.

O que pode ser corrigido na rinoplastia estética?

A rinoplastia que visa unicamente corrigir os defeitos estéticos que a(o) paciente considera insatisfatórios para sua autoimagem, temos aqui:

  • Tamanho global do nariz
  • Forma (achatado, adunco, largo, etc)
  • Proporção dos diferentes segmentos
  • Tamanho e projeção da ponta
  • Tamanho e abertura das asas

Rinoplastia funcional

A rinoplastia que pretende corrigir problemas respiratórios uni ou bilateralmente (uma ou ambas narinas). Estes problemas podem advir de muitos fatores, alguns cirúrgicos e outros de tratamento clínico, como as rinites alérgicas.

Os problemas respiratórios que podem ser corrigidos com a rinoplastia funcional são:

Desvios do septo nasal: (uma membrana muco-cartilaginosa que separa ambas narinas) pode estar torta e assim, encostar na parede lateral do nariz, produzindo obstrução respiratória.

Hipertrofia dos cornetos: Os cornetos são umas estruturas ósseas recobertas de mucosa esponjosa que pode se encher de sangue para aumentar de tamanho e aquecer o ar ou resfriar-no, segundo as condições ambientais externas, servindo também de filtro para que as partículas de poeira ou ácaros não progridam para a árvore respiratória inferior, por este motivo, não somos partidários da sua remoção total nos casos de crescimento exagerado (hipertrofia) e sim da sua redução através de uma cirurgia conhecida como turbinoplasita.

Vídeo-rinoscopia
Rinoscopia realizada pelo Dr. Gustavo R. Moreno, mostrando um desvio de septo e hipertrofia de corneto inferior.

Muitas vezes os dois problemas descritos acima estão associados, necessitando uma cirurgia combinada de septo e cornetos. Esta cirurgia pode não ser definitiva, já que se o problema alérgico que causou o crescimento da concha nasal (corneto) não for tratado, ele voltará a crescer.

Quando o paciente tem uma queixa estética e problemas respiratórios associados. Utilizamos a mesma cirurgia para corrigir ambos, em uma cirurgia chamada Rinosseptoplastia ou rinoplastia estético-funcional.

O Dr. Gustavo R. Moreno executa rinoplastia estético-funcional em Brasília desde 2007.

Rinoplastia reparadora

Quando o paciente submete-se a uma reparação no seu nariz por causa de um defeito congênito (nasceu com ele), como é o caso dos pacientes com lábio leporino, ou após alguma fratura nasal, ressecção de um tumor, etc.

Rinoplastia Primária

A(o) paciente nunca antes foi submetido a nenhuma cirurgia no nariz.

Rinoplastia secundária, terciária, etc.

Rinoplastia de correção de uma cirurgia anterior que teve algum problema em algum ou em todos os segmentos nasais, tendo que ser re-operado.

Retoque ou refinamento

A cirurgia foi bem sucedida, porém algum problema retornou, devido à memória da cartilagem, cicatrização assimétrica dos tecidos que fez o nariz desviar para um dos lados ou pode também haver um problema de cicatrização no osso onde foi ressecada a giba ósseo-cartilaginosa ou no local da fratura, depositando cálcio além do necessário para fazer cicatrizar o osso, formando uma elevação. Este processo é conhecido como “calo ósseo”. Na maioria das vezes este calo desaparece espontaneamente até o décimo segundo mês, porém em alguns casos, é necessária uma nova raspagem óssea.

Os planos de saúde cobrem as rinoplastias?

Depende do caso: nos casos de defeitos congênitos, traumas, reconstruções por câncer ou problemas respiratórios, sim, mas no caso de queixas estéticas, o plano de saúde cobriria uma parte e o paciente teria que pagar o adicional, tanto da parte da equipe cirúrgica, quanto do hospital e do anestesiologista.

Qual é a técnica de Rinoplastia mais utilizada pela nossa equipe?

Os diferentes segmentos anatômicos do nariz podem ser tratados na rinoplastia estruturada, cirurgia que é a nossa técnica de escolha: dorso nasal alto (giba nasal), baixo (nariz achatado ou em “sela“), ponta nasal bulbosa (carnuda), caídaasas nasais muito abertas ou grandes, narizes muito grandes, longos ou  pequenos, podem ser tratados com através deste tipo de rinoplastia

O estado atual da rinoplastia

Como executada hoje por muitos cirurgiões, a rinoplastia  existe desde o século IXX, quando o cirurgião judeo-alemão Dr. Jacques Joseph (1865-1934), descreveu a endo-rinoplastia ou rinoplastia fechada. Nesta cirurgia remodela-se o nariz mediante ressecção de porções da cartilagem e osso nasal. Estas ressecções podem levar à problemas respiratórios devido à perda da integridade de estruturas como a válvula nasal interna.

Estes problemas entre outros fizeram a rinoplastia fechada evoluir para outras técnicas de Rinoplastia como a rinoplastia aberta e a rinoplastia “delivery” ou “em alça-de-balde” e por último, a rinoplastia estruturada: uma técnica aberta, não destrutiva, que preserva e reforça os elementos importantes na manutenção a função nasal, que é a nossa técnica de escolha.

Especialista em rinopastia

Gostaríamos de esclarecer aqui um aspecto fundamental sobre o termo “especialista em rinoplastia” não existem especialistas em rinoplastia!. A rinoplastia não é uma especialidade médica e por tanto, NENHUM MÉDICO PODE SE AUTO-INTITULAR ESPECIALISTA EM RINOPLASTIA!. Esse tipo de publicidade é anti-ética e vedada pelo artigo 115 do código de ética médica, que impede ao médico a divulgação de especialidade inexistente e não reconhecida pelo CFM e pela AMBR.

O medo de se submeter à rinoplastia

Dadas as características próprias do nariz: centralidade, simetria e parte de uma função vital, a respiração, sua importância é enorme; tanto na nossa identidade, quanto na sobrevivência. Assim, o principal receio quando alguém vai ser submetido à uma rinoplastia em Brasília ou em qualquer outra cidade é: SERÁ QUE VAI DAR CERTO?.

Esta preocupação nasceu de resultados desastrosos em pessoas públicas um exemplo: Michael Jakson, que realizou uma primeira rinoplastia bem sucedida, porém, vítima de um transtorno da auto-identidade chamado “rinomania”, idealizava um nariz completamente diferente ao que na realidade podia ter. Assim, procurou um e outro cirurgião para lhe deixar finalmente com o “nariz do Peter Pan”, um objetivo fantasioso. Também pessoas comuns na internet criaram blogs para comentar sobre o seu calvário após uma rinoplastia mal-sucedida, aumentando os temores na população em geral.

Mas como ter sucesso na minha rinoplastia?

A escolha do cirurgião faz parte do sucesso da rinoplastia, já que é necessária uma longa curva de aprendizado para que o profissional execute esta complexa cirurgia com qualidade e segurança. A experiência de dezesseis anos (contando o período da residência médica no Rio de Janeiro) operando com mestres da rinoplastia, dedicados à correção de casos complexos, aliados a um preço justo, fazem do Dr. Gustavo Rincón Moreno o médico ideal para realizar sua rinoplastia no Rio de Janeiro, seja ela primária (nariz nunca operado) ou reparadora secundária, terciária, etc, quando sua cirurgia não aconteceu como esperado com outro profissional.

Uma adequada informação pré-operatória sobre os objetivos e limitações da cirurgia, também fazem parte de um adequado preparo para ter uma rinoplastia de sucesso, já que não é possível através da rinoplastia dar a uma pessoa o nariz de outra. Muitas vezes nos deparamos no consultório com aquele(a) paciente que chega cheia de revistas: “ah, doutor, eu quero um nariz igual a este aqui….”. Isto é válido para termos uma idéia das suas expectativas, mas esse objetivo final nem sempre pode ser alcançado.

As características anatômicas individuais como espessura da pele, grossura e tamanho das cartilagens, comprimento do nariz ponta-dorso, estrutura facial e outras influenciam no resultado final da rinoplastia.

Quanto custa uma rinoplastia no Rio de Janeiro ou em Brasília?

O valor final de uma rinoplastia no Rio de Janeiro ou em qualquer outra cidade depende de uma série de fatores saiba mais clicando aqui.


RINOPLASTIA ESTRUTURADA PASSO A PASSO

Neste vídeo o Dr. Gustavo Rincón Moreno executa e explica uma rinoplastia estruturada passo a passo:


TIPOS DE RINOPLASTIA

Neste vídeo o Dr. Gustavo Rincón Moreno explica todos os tipos de rinoplastia

[LEIA MAIS SOBRE ESTA CIRURGIA AQUI!…]

Você também pode encontrar mais informações sobre Rinoplastia no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica


Dr. Gustavo R. Moreno | Arte Cirúrgica Cirurgia Plástica Rio de Janeiro


Ed. Boutiques de Ipanema Clínica L&A Dermato – R. Visc. de Pirajá, 303 – Sala 901 – Ipanema, Rio de Janeiro, RJ – CEP 22410-001

Horários de marcação de consultas:

2a-6a das 8 às 20 horas

Telefones (clique para ligar):

(021) 2522-2051 / 2512-5485 / 2239-1754


Arte Cirúrgica Cirurgia Plástica | Dr. Gustavo R. Moreno


SHLN, Lote 9 Edifício Biosphere, Sala 208, Asa Norte, Brasília, DF

Horários de marcação de consultas

Segundas-feiras: 09-18
Terças-feiras: 09-18
Quartas-feiras: 09-18
Quintas-feiras: 09-18
Sextas-feiras: 09-18

Telefone (clique para ligar):

(061) 981430035

Agende sua consulta via WhatsApp:

Cirurgia plástica Rio de Janeiro e Brasília WhatsApp direto


Deixe seu comentário ou dúvida