Rinoplastia Rio de Janeiro e Brasília | Dr. Gustavo R. Moreno | cirurgia plástica de nariz

Rinoplastia Rio de Janeiro e Brasília


A rinoplastia corrige defeitos estéticos e, funcionais; pode ser fechada, aberta estruturadapreservadora e outras


Se você está pensando em realizar uma rinoplastia no Rio de Janeiro, Brasília ou qualquer outra cidade, as informações aqui contidas, servirão para lhe orientar acerca do processo entre a primeira consulta e a alta definitiva, mas nunca substituem as informações ministradas pelo seu(sua) cirurgião(ã). Assim, desejamos-lhe boa leitura e obrigado por visitar o portal da Rinoplastia no Rio de Janeiro e Brasília.

A Rinoplastia é uma cirurgia de pequeno, médio ou grande porte?

rinoplastia é uma das mais complexas e difíceis operações que o cirurgião plástico encontra na sua vida profissional, visto que envolve estética e função. Assim, o grande desafio que enfrentamos é alcançar o perfeito equilíbrio entre entre estes dois fatores. Como cirurgião plástico especialista, o Dr. Gustavo R. Moreno considera todas as rinoplastias como cirurgias de grande porte, não pela extensão do trauma cirúrgico, mas pela sua complexidade.

A rinoplastia pode ser estética, funcional ou mista, melhora forma, tamanho e função nasal, harmonizando a face

Narizes achatados e assimétricos de pacientes com fissura labial (lábio leporino), tortos por traumatismos, alterações respiratórias por crescimento dos cornetos e desvios do septo nasal; até narizes muito grandes ou muito pequenos podem ser tratados no Rio de Janeiro e Brasília pelo Dr. Gustavo R. Moreno com a cirurgia plástica do nariz chamada rinoplastia.

Rinoplastia Rio de Janeiro e Brasília: Tipos de Rinoplastia

Neste vídeo o Dr. Gustavo Rincón Moreno explica os tipos de rinoplastia.

Rinoplastia estética: 

A rinoplastia estética busca somente  corrigir imperfeições relativas à forma, tamanho ou ambos e não é coberta por nenhum plano de saúde.

Rinoplastia Rio de Janeiro e Brasília: imagem mostrando dorso nasal  e nariz grande tratados com rinoplastia estética Tratamento de giba nasal na rinoplastia estruturada estética

Rinoplastia reparadora: 

É a cirurgia plástica do nariz que pretende corrigir deformidades congênitas (de nascença) ou adquiridas (narizes tortos por traumas), é coberta pela maioria dos planos de saúde

Rinosseptoplastia reparadora:

É a rinoplastia na qual corrigem-se problemas de desvios nasais e do septo que afetam não só o alinhamento do nariz, mas também do septo, que podem ocasionar problemas respiratórios. É coberta pelos planos de saúde.

Rinoplastia funcional:

Na rinoplastia funcional não há problemas estéticos, mas sim em porções do nariz envolvidas na função ventilatória, como o septo nasal e as válvulas internas. Porções do septo desviado são retiradas e usadas para reforçar as válvulas internas a fins de melhorar a respiração. É coberta pelos planos de saúde.

Rinoplastia mista (estético-funcional):

É a cirurgia plástica do nariz que pretende corrigir problemas estéticos relativos ao tamanho e forma do nariz, associados a alterações respiratórias uni ou bilateralmente (uma ou ambas narinas). Estes problemas podem advir de muitos fatores, alguns cirúrgicos e outros de tratamento clínico, como as rinites alérgicas. Assim, usamos o septo desviado para corrigir os defeitos estéticos, reduzimos ou aumentamos o nariz e os seus diversos segmentos anatômicos. Os planos de saúde cobrem a parte reparadora, mas o paciente, deverá pagar um excedente ao cirurgião, hospital e ao anestesista para realizar a parte estética que não é coberta pelo plano de saúde.

Rinoplastia Rio de Janeiro e Brasília: imagem mostrando paciente com narinas grandes e ponta nasal bífida Paciente que além de desvio de septo apresentava ponta bífida e narinas abertas tratadas com rinoplastia estruturada aberta

Generalidades sobre a cirurgia plástica do nariz

  • Duração da cirurgia: entre 1 e 4 horas, dependendo do caso
  • Anestesia: Só ponta e asas (local com sedação ou geral). Nariz completo (com tratamento do dorso nasal + fratura) e rinosseptoplastia: anestesia geral
  • Tempo necessário de afastamento laboral ou dos estudos: 1 semana
  • Tempo para o resultado intermediário: 3 messes
  • Tempo para o resultado final: 1 ano

O que pode ser corrigido na rinoplastia estética?

rinoplastia estética visa unicamente corrigir os defeitos estéticos que a(o) paciente considera insatisfatórios para sua autoimagem, temos aqui:

  • Tamanho global do nariz
  • Forma (achatado, adunco, largo, etc)
  • Proporção dos diferentes segmentos
  • Tamanho e projeção da ponta
  • Tamanho e abertura das asas
  • Rinoplastia estético-funcional

Rinoplastia funcional no Rio de Janeiro e Brasília

Os problemas respiratórios que podem ser corrigidos com a rinoplastia funcional são:

Desvios do septo nasal: (uma membrana muco-cartilaginosa que separa ambas narinas) pode estar torta e assim, encostar na parede lateral do nariz, produzindo obstrução respiratória.

Rinoplastia Rio de Janeiro e Brasília. Imagem de tomografia com reconstrução 3D mostrando desvio do Septo Nasal Tomografia com reconstrução 3D mostrando desvio do Septo Nasal

Hipertrofia dos cornetos: Os cornetos são umas estruturas ósseas recobertas de mucosa esponjosa que pode se encher de sangue para aumentar de tamanho e aquecer o ar ou resfriá-lo, segundo as condições ambientais externas, servindo também de filtro para que as partículas de poeira ou ácaros não progridam para a árvore respiratória inferior, por este motivo, não somos partidários da sua remoção total nos casos de crescimento exagerado (hipertrofia) e sim da sua redução através de uma cirurgia conhecida como turbinoplasita.

Rinoplastia Rio de Janeiro e Brasília: Rinoscopia mostrando desvio do septo nasal e hipertrofia de cornetos Imagem de rinoscopia feita pelo Dr. Gustavo R Moreno, mostrando desvio de septo e hipertrofia do corneto inferior

Insuficiência das válvulas nasais. Muitas vezes por problemas congênitos (de nascença) ou adquiridos após rinoplastia com grandes ressecções de cartilagem, os pacientes apresentam problemas respiratórios porque as asas nasais se fecham durante a inspiração; assim, torna-se necessária a colocação de enxertos para reforçar estas estruturas e reestabelecer a função.

Muitas vezes os dois problemas descritos acima estão associados, necessitando uma cirurgia combinada de septo e cornetos. Esta cirurgia pode não ser definitiva, já que se o problema alérgico que causou o crescimento da concha nasal (corneto) não for tratado, ele voltará a crescer.

Quando o paciente tem uma queixa estética e problemas respiratórios associados. Utilizamos a mesma cirurgia para corrigir ambos, em uma cirurgia chamada Rinosseptoplastia ou rinoplastia estético-funcional.

Rinoplastia reparadora

Quando o paciente submete-se a uma reparação no seu nariz por causa de um defeito congênito (nasceu com ele), como é o caso dos pacientes com lábio leporino, ou após alguma fratura nasal, ressecção de um tumor, etc.

Rinoplastia Primária

A(o) paciente nunca antes foi submetido a nenhuma cirurgia no nariz.

Rinoplastia secundária, terciária, etc.

Rinoplastia de correção de uma cirurgia anterior que teve algum problema em algum ou em todos os segmentos nasais, tendo que ser re-operado.

Retoque ou refinamento

A cirurgia foi bem sucedida, porém algum problema retornou, devido à memória da cartilagem, cicatrização assimétrica dos tecidos que fez o nariz desviar para um dos lados ou pode também haver um problema de cicatrização no osso onde foi ressecada a giba ósseo-cartilaginosa ou no local da fratura, depositando cálcio além do necessário para fazer cicatrizar o osso, formando uma elevação. Este processo é conhecido como “calo ósseo”. Na maioria das vezes este calo desaparece espontaneamente até o décimo segundo mês, porém em alguns casos, é necessária uma nova raspagem óssea.

Os planos de saúde cobrem as rinoplastias?

Depende do caso: nos casos de defeitos congênitos, traumas, reconstruções por câncer ou problemas respiratórios, sim, mas no caso de queixas estéticas, o plano de saúde cobriria uma parte e o paciente teria que pagar o adicional, tanto da parte da equipe cirúrgica, quanto do hospital e do anestesiologista.

Qual é a técnica de Rinoplastia mais utilizada pela nossa equipe no Rio de Janeiro e Brasília?

Realizamos todos os tipos de rinoplastia, dependendo de cada caso, indicamos o tipo de cirurgia. Damos preferência à rinoplastia estruturada, pois com ela, diferentes segmentos anatômicos do nariz podem ser tratados, alcançando o perfeito equilíbrio entre estética e função. Com esta técnica de rinoplastia tratamos defeitos como dorso nasal alto (giba nasal), baixo (nariz achatado ou em “sela”), ponta nasal bulbosa (carnuda), caída, asas nasais muito abertas ou grandes, narizes muito grandes, longos ou  pequenos também podem ser tratados através da rinoplastia estruturada.

Rinoplastia Rio de Janeiro e Brasília: Imagem mostrando o tamanho da incisão na rinoplastia aberta estruturada Incisões da rinoplastia aberta em paciente afro-descendente de 28 anos.

O estado atual da rinoplastia

Como executada hoje por muitos cirurgiões, a rinoplastia  existe desde o século IXX, quando o cirurgião judeo-alemão Dr. Jacques Joseph (1865-1934), descreveu a endo-rinoplastia ou rinoplastia fechada. Nesta cirurgia remodela-se o nariz mediante ressecção de porções da cartilagem e osso nasal. Estas ressecções podem levar à problemas respiratórios devido à perda da integridade de estruturas como a válvula nasal interna.

Estes problemas entre outros fizeram a rinoplastia fechada evoluir para outras técnicas de rinoplastia como a rinoplastia aberta e a rinoplastia “delivery” ou rinoplastia em “alça-de-balde” e por último, a rinoplastia estruturada: uma técnica de rinoplastia aberta, não destrutiva, que preserva e reforça os elementos importantes na manutenção a função nasal, que é a nossa técnica de escolha.

Especialista em rinopastia

Muitas vezes vemos na internet anúncios contendo a seguinte frase: “especialista em rinoplastia”. Pois bem, Gostaríamos de esclarecer aqui um aspecto fundamental sobre o termo “especialista em rinoplastia” não existe especialista em rinoplastia!. A rinoplastia não é uma especialidade médica e por tanto, NENHUM MÉDICO PODE SE AUTO-INTITULAR ESPECIALISTA EM RINOPLASTIA!. Esse tipo de publicidade é anti-ética e vedada pelo artigo 115 do código de ética médica, que impede ao médico a divulgação de especialidade inexistente e não reconhecida pelo CFM e pela AMBR.

O medo de se submeter à rinoplastia

Dadas as características próprias do nariz: centralidade, simetria e parte de uma função vital, a respiração, sua importância é enorme; tanto na nossa identidade, quanto na sobrevivência. Assim, o principal receio quando alguém vai ser submetido à uma rinoplastia no Rio de Janeiro, Brasília ou em qualquer outra cidade é: SERÁ QUE VAI DAR CERTO?.

Esta preocupação foi reforçada devido a resultados desastrosos em pessoas públicas um exemplo: Michael Jakson, que realizou uma primeira rinoplastia bem sucedida, porém, vítima de um transtorno da auto-identidade chamado “rinomania”, idealizava um nariz completamente diferente ao que na realidade podia ter. Assim, procurou um e outro cirurgião para lhe deixar finalmente com o “nariz do Peter Pan”, um objetivo fantasioso. Também pessoas comuns na internet criaram blogs para comentar sobre o seu calvário após uma rinoplastia mal-sucedida, aumentando os temores na população em geral.

Mas como ter sucesso na minha rinoplastia no Rio de Janeiro, Brasília ou qualquer outra cidade?

A escolha do cirurgião faz parte do sucesso da rinoplastia, já que é necessária uma longa curva de aprendizado para que o profissional execute esta complexa cirurgia com qualidade e segurança. A experiência de dezesseis anos (contando o período da residência médica no Rio de Janeiro) operando com mestres da rinoplastia, dedicados à correção de casos complexos, aliados a um preço justo, fazem do Dr. Gustavo Rincón Moreno o médico ideal para realizar sua rinoplastia no Rio de Janeiro ou Brasília, seja ela primária (nariz nunca operado) ou reparadora secundária, terciária, etc, quando sua cirurgia não aconteceu como esperado com outro profissional.

Uma adequada informação pré-operatória sobre os objetivos e limitações da cirurgia, também fazem parte de um adequado preparo para ter uma rinoplastia de sucesso, já que não é possível através da rinoplastia dar a uma pessoa o nariz de outra. Muitas vezes nos deparamos no consultório com aquele(a) paciente que chega cheia de revistas: “ah, doutor, eu quero um nariz igual a este aqui….”. Isto é válido para termos uma idéia das suas expectativas, mas esse objetivo final nem sempre pode ser alcançado.

As características anatômicas individuais como espessura da pele, grossura e tamanho das cartilagens, comprimento do nariz ponta-dorso, estrutura facial e outras influenciam no resultado final da rinoplastia.

Rinoplastia Rio de Janeiro e Brasília: preço. Quanto custa uma rinoplastia no Rio de Janeiro ou em Brasília?

O valor final de uma rinoplastia no Rio de Janeiro ou em qualquer outra cidade depende de uma série de fatores saiba mais clicando aqui.

Fotografias antes e depois

Embora encontremos em sites e redes sociais médicos de diversas especialidades que publicam fotografias de antes e depois para promover o seu trabalho (particularmente não consideramos essa prática errada), esta prática é proibida por lei (CFM), já que constitui violação a vários artigos do código de ética médica. Mas por qual motivo eles violam estas normas da nossa maior entidade reguladora?: motivos financeiros!. Como esta conduta é passível de punições leves: advertência ou uma pequena multa, o número de pacientes e o dinheiro que eles conseguem ao divulgar as imagens é maior do que as punições passíveis, então, mais uma vez a contravenção compensa. Arte Cirúrgica Cirurgia Plástica e o Dr. Gustavo R. Moreno, seguem a risca o código de ética médica e por este motivo não publicamos fotos de antes e depois em nenhum dos nossos veículos de comunicação até que as normas legais vigentes assim o autorizem.

Como é feita uma rinoplastia?

Rinoplastia estruturada passo a passo

Neste vídeo o Dr. Gustavo Rincón Moreno executa e explica uma rinoplastia estruturada passo a passo:

[LEIA MAIS SOBRE RINOPLASTIA NO RIO DE JANEIRO E BRASÍLIA AQUI!…]

Você também pode encontrar mais informações sobre Rinoplastia no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

 


Dr. Gustavo R. Moreno | Arte Cirúrgica Cirurgia Plástica Rio de Janeiro

Ed. Boutiques de Ipanema, R. Visc. de Pirajá, 303 – Sala 901 – Ipanema, Rio de Janeiro, 22410-001


Arte Cirúrgica Cirurgia Plástica Brasília | Dr. Gustavo R Moreno

SHLN Lote 9 Edifício Biosphere, Sala 208 – Asa Norte, Brasília – DF, 70770-560


Rinoplastia Rio de Janeiro, RJ | Rinoplastia Brasília, DF
 Dr. Gustavo R. Moreno |Todos os direitos reservados